Como se apresentar ao ‘futuro chefe’ em mensagem no Linkedin

Matéria publicada por G1, em São Paulo.

O Linkedin é uma ótima ferramenta para aumentar o seu círculo profissional e facilitar o contato com os pontos focais de diversas empresas na qual você possui interesse em trabalhar. Contudo, a oportunidade pode ser facilmente desperdiçada se você tenta uma aproximação desastrada. Ou seja, tudo vai depender da primeira mensagem enviada.

Veja algumas dicas para que você não venha a cometer uma gafe na hora de se apresentar ao seu “futuro chefe”, fazer contato com um especialista, ou apenas aumentar o networking.

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Linkedin é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho (Foto: Divulgação/Linkedin)

1) Título bem objetivo

Antes de escrever a mensagem, pergunte a si mesmo: como eu conheci essa pessoa, e qual é o motivo de eu estar indo até ela? É alguém que eu já conheço pessoalmente? Alguém com quem já compartilho contatos e gostaria de saber mais? Ou se trata apenas de um estranho que desejo estabelecer contato pela primeira vez? Responda a essas perguntas.

Use estas informações para elaborar um título mais específico possível para sua mensagem. Por exemplo, caso queira perguntar para um profissional desconhecido sobre um conselho, nem pense em começar sua mensagem com um: “Olá, como vai?”. Um título mais sério, como um “Dúvida profissional”, pode ser mais bem recebido, sem ser confundido com spam.

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Fique atento ao título utilizado (Foto: Reprodução/João Moura)

2) Apresente-se

Quando o objetivo é fazer contato com alguém que não conhece muito bem, mas gostaria de incluir na sua rede, o que geralmente ocorre é partir para um assunto de interesse comum.  Apresente-se, diga quem você é o que o levou a procurá-lo. Batsa um “Olá, meu nome é João. Nós nos conhecemos no último evento sobre tecnologia” ou “Meu nome é João, e eu gostei muito do seu artigo sobre mudanças climáticas”; apenas o suficiente para lembrá-lo.

Não pule este passo no LinkedIn. Nunca assuma que seu contato irá clicar em suas informações de perfil para aprender sobre você ou como estão conectados – seja proativo.

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Faça uma mensagem sobre algum tema de interesse comum (Foto: Reprodução/João Moura)

3) Texto curto

Se tratando de e-mails, quanto mais curtos e objetivos, melhor. Como as pessoas estão cada vez com menos tempo e mais apressadas, você poderá perder o interesse delas tão rapidamente quanto você o conquistou caso se estenda muito em suas definições e textos.

Tenha isso em mente quando estiver escrevendo seu segundo parágrafo. Avance rapidamente para a razão pela qual está escrevendo. Escrever a um desconhecido “apenas para estarem conectados” não conta. Por que você gostaria de estar conectado com essa pessoa? Você gostaria de perguntar a ela sobre sua empresa? É importante observar também que sua pergunta deva estar de acordo com o relacionamento que possui com a pessoa. Ou seja, nada de querer uma indicação de alguém que apenas viu uma vez na vida.

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Escreva de forma objetiva e coerente com o nível de intimidade que possui com a pessoa (Foto: Reprodução/João Moura)

4) Encerre e agradeça

O momento de escrever as últimas linhas de sua mensagem é decisivo para um bom desfecho. Você quer parecer simpático, mas também ter a certeza de que a sua pergunta estava clara. Lembre-se que você pode estar pedindo um favor a alguém que não o conheça muito bem; então, pelo menos um “obrigado” no final é muito importante, indispensável.

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Encerre e agradeça (Foto: Reprodução/João Moura)

 

Estas mesmas estratégias funcionam caso esteja querendo enviar um pedido para adicionar alguém em sua rede, o endereço para enviar um currículo ou mesmo tirar dúvidas profissionais com um especialista na área. Leva apenas alguns minutos a mais do que mandar a mensagem automática ou sem cuidado algum; podendo gerar resultados positivos.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/

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