Colégio usa experiência em campeonatos internacionais de robótica para inserir alunos no mundo da tecnologia.

Para o Eniac trata-se de uma ferramenta de inclusão do aluno dentro da plataforma de tecnologia.

 Três campeonatos mundiais, um vice, seis campeonatos nacionais e, recentemente, vice latino-americano mundial e campeão sulamericano mundial. Essas são as conquistas da equipe Eniac Challengers em oito anos de participação no Vex Robotics World Championship, campeonato mundial de robótica, disputado nos Estados Unidos e que se tornou cada vez mais competitivo. Sem falar em outras conquistas em campeonatos regionais brasileiros, como da USP – Universidade de São Paulo, onde já foi campeão duas vezes.

Toda essa experiência é utilizada hoje pelo Colégio Eniac para introduzir os alunos no mundo da tecnologia, desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. “Desde cedo, os estudantes tem contato com estas ferramentas tecnológicas, que estão ligadas diretamente com nossos cursos e com a realidade do mercado”, explica Douglas dos Reis, professor responsável  pelos times de Robótica do Eniac e coordenador da equipe que disputou o mundial nos Estados Unidos, realizado de 17 a 23 de abril em Anhaeim, na Califórnia.

Esta ligação do Eniac com as inovações tecnológicas tem origem na fundação da instituição, ainda nos anos 80, quando o uso de computadores ainda era incipiente no Brasil. “Desta forma, há oito anos o Eniac vislumbrou na robótica uma das linhas da educação no processo de renovação, junto com a sustentabilidade”, explica Douglas dos Reis.

Image

Segundo o coordenador, o Eniac passou a utilizar a robótica não só como uma ferramenta diferenciada no processo de educação, mas também como uma ferramenta de inclusão do aluno dentro da plataforma de tecnologia. “Nós acreditamos que nenhum país consiga alcançar a sua plenitude de formação social, de formação moral, se você não passar por conhecimento básico dentro da família e conhecimento tecnológico. Japão, EUA, China são países que investem na tecnologia, porque além da possibilidade de crescimento intelectual, eles agregam  de certa maneira e interagem junto com a família”.

Robôs controlados – O professor explica que a robótica tem várias categorias. O Eniac disputa, dentro da Vex, a de Robôs Controlados, que é o celeiro da tecnologia dos Estados Unidos. “Os talentos dessa competição são convidados a trabalharem na NASA”, informa Douglas acrescentando: “hoje, a tecnologia que tem desenvolvimento e deslocamento dentro dos Estados Unidos não é mais tripulado, e isso nasce dentro dessa plataforma de competição, nesta base acadêmica, desenvolvida nessa competição mundial”.

Composta por quatro alunos do 9º semestre do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Eniac, de Guarulhos, e um professor, o Eniac Challengers teve outras conquistas este ano. “Por ser considerada a melhor equipe sulamericana no Vex Robotics World Championship 2013 e também a segunda melhor equipe latino-americana, atrás somente do México, já estamos classificados para o mundial do próximo ano. Além disso, o Eniac foi eleito embaixador Vex Robótica por ser a única equipe latino-americana a participar de todas as edições do mundial”, informou o professor Douglas, acrescentando que, com este título o Eniac Challengers fará parte do comitê estratégico da Vex no Brasil. “Temos como embaixador, a oportunidade de sediar um evento nacional em São Paulo, e quem sabe Guarulhos, além de comercializar peças e dar suporte técnico a outras equipes”, explica.

Eniac Challengers – A equipe nasceu em 2007, com o propósito de divulgar os cursos de mecatrônica do Colégio Eniac. A plataforma de desenvolvimento escolhida foi a Vex, robôs em estruturas metálicas, onde as competições ocorrem através do uso de robô e piloto. Em 2009, iniciou paralelamente a expansão do conceito de robótica dentro das áreas acadêmicas, investindo também nas categorias Lego.

As competições passaram a ser dentro dos diversos níveis do conhecimento robótico dentre eles temos: Vex Fundamental, Ensino Médio e Superior (torneios regionais, nacional e mundial). Os cursos livres  de capacitação e prospecção desta  metodologia robótica já atendeu mais de 100 alunos internos e da comunidade. Durante estes anos este projeto foi campeão em competições na USP, PUC-RS, além de torneios acadêmicos nacional e mundial.

Atualmente, a equipe do Eniac tem em torno de 40 a 60 alunos, com idade de 8 a 40 anos, atuando em todos os níveis de formação acadêmica da instituição, do fundamental a pós-graduação. Estes alunos, apesar de conhecimento pleno em todas as plataformas robóticas existente hoje, são divididos por eventos. Enquanto a faculdade vai ao mundial, o médio e o fundamental preparam-se para o torneio juvenil na USP e o estadual da Lego First.

“A grande proposta do Eniac é promover conhecimento tecnológico, seja qual for a idade dos estudantes, dentro do município de Guarulhos e região. O Eniac promove cursos voltados à comunidade acadêmica, que hoje é em torno de quase 11 mil alunos, além da comunidade externa, que muitas vezes não tem condições financeiras para o mesmo ”, comenta o professor Douglas.

Mundial – O Vex Robotics World Championship é uma iniciativa da empresa norte-americana Vex, produtora de equipamentos robóticos educacionais.  As equipes são formadas por até 10 alunos e um professor-coordenador, que adquirem um kit padronizado da empresa, com motores, engrenagens, sistemas pneumáticos e sensores, para planejar e executar o projeto de um robô. Todo ano, a competição acontece nos EUA, em um jogo disputado entre duas alianças formadas por membros sorteados de duas equipes. O mundial contempla todos os níveis de ensino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s