Conheça dez apps para acompanhar seu ônibus pelo smartphone

Daniel Ribeiro – Para o TechTudo

Vai pegar um ônibus e quer usar seu smartphone para garantir que tudo sairá dentro do previsto? Diversos aplicativos para iPhoneAndroid e outros sistemas operacionais oferecem informações sobre o transporte público de grandes cidades brasileiras. Para te ajudar, o TechTudo reuniu uma lista com dez apps para acompanhar seu ônibus pelo smartphone.

Google Maps e Waze são dois dos aplicativos mais conhecidos de trânsito (Foto: Arte/Divulgação)

1. Google Mapas (Android e iOS)

Presente em quase todos os smartphones com Android, este app se integra ao GPS do aparelho e apresenta diversas informações sobre o trânsito. Além disso, indica pontos de ônibus, estações de metrô e até ciclovias.

O Google Maps faz também cálculos de tempo dos itinerários dos transportes públicos. O serviço está disponível para as principais cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Porto Alegre, entre outras.

O aplicativo informa ainda pontos de congestionamentos, com breves relatos sobre serviços e comércios da região mostrada no mapa. O serviço de localização ainda oferece uma visualização das ruas com o Google Street View, que é bem útil quando você não consegue se encontrar só com o mapa.

2. Waze (Android, iOS, BlackBerry, Symbian e Windows Mobile)

O Waze é um sistema de mapas colaborativo, com os dados fornecidos pelos próprios usuários. O aplicativo possui um interface clara, objetiva e com boas opções de visualização.

Com as atualizações sendo realizadas de forma contínua, o app informa o trajeto completo das linhas de ônibus. É possível também ver o tempo de viagem, a distância percorrida e a opinião de outros usuários.

O Waze funciona bem nas principais cidades do Brasil e do mundo, informando a situação do trânsito de vias urbanas, com relatos de eventuais acidentes ou manifestações de rua. O app está disponível para inclusive para as plataformas menos usadas, com Symbian e Windows Mobile, e deve chegar, em breve, ao Windows Phone.

Urbanóide e "Onde está meu ônibus?" oferecem informações da cidade de São Paulo (Foto: Arte/Divulgação)Urbanóide e “Onde está meu ônibus?” oferecem informações da cidade de São Paulo (Foto: Arte/Divulgação)

3. Urbanoide (iOS)

Alimentado com os dados da CET-SP, do Metrô-SP e pela SPTrans, esse app informa aos usuários sobre as condições de transporte na cidade de São Paulo.

Por meio de seu mapa, o Urbanoide exibe dados sobre o trajeto das linhas de ônibus e os horários em que os veículos irão passar pelos pontos. O software conta ainda com um sistema constantemente atualizado e exibe a localização aproximada de cada veículo dentro de um itinerário.

O Urbanoide mostra também a situação do trânsito em todas as regiões da capital paulista e as condições das linhas de Metrô, informando a hora de partidas dos trens em cada estação.

4. Onde está o meu ônibus? (iOS)

Disponível somente para a cidade de São Paulo, este app informa a localização aproximada de cada ônibus. As informações são obtidas através de dados do sistema OlhoVivo da SPTrans e está integrado ao Google Mapas.

Outro recurso do  “Onde está o meu ônibus?” é um sistema de buscas para procurar o nome da linha de coletivos. O usuários também podem criar uma seleção com seus percursos mais utilizados e adicioná-la aos “Favoritos”.

O app mostra informações sobre cada linha de ônibus, exibindo a localização e o prefixo dos veículos. O software descreve também características como, por exemplo, se a condução está adaptada para o transporte de pessoas portadoras de deficiência física.

Moovit e Ônibus Curitiba também oferecem informações de transporte público (Foto: Arte/Divulgação)Moovit e Ônibus Curitiba também oferecem informações de transporte público (Foto: Arte/Divulgação)

5. Moovit (Android e iOS)

Funcionando como uma espécie de comunidade de compartilhamento de informações entre os usuários sobre as condições de transportes, este aplicativo contêm dados sobre rotas de ônibus, trem e metrô no Rio de Janeiro e em São Paulo, e de cidades de outros países como Espanha, Inglaterra, Austrália, Israel e Estados Unidos.

Exibindo um mapa em que a sua posição é identificada pelo sistema de GPS, o Moovit permite que o usuário escolha a origem e o destino de seu percurso, informando o à distância e o tempo aproximado da duração da jornada utilizando determinado meio de transporte.

Após cada trajetória, você poderá fazer um relatório de qualidades que será exibido para todos os outros usuários, apontando qualidades e defeitos, como atrasos, veículos excessivamente lotados ou sujo, e também qualificar o desempenho dos motoristas de ônibus e táxi.

6. Próximo ônibus (Android) / Ônibus Curitiba (iOS)

O primeiro app possui duas versões: uma para a cidade de Curitiba e outra para Juiz de Fora. Ambas são alimentadas com informações oficiais dos órgãos URBS e da ASTRANSP, respectivamente. Já o Ônibus Curitiba é um aplicativo com serviço bem parecido com os demais, mas é desenvolvido para o smartphone da Apple.

Ambos os aplicativos permitem que os usuários consultem um banco de dados com os horários de cada linha de ônibus, permitindo ainda a verificação do tempo de chegada dos veículos em cada ponto.

Buzzão e Moobly oferecem informações sobre três capitais brasileiras (Foto: Arte/Divulgação)Buzzão e Moobly oferecem informações sobre três capitais brasileiras (Foto: Arte/Divulgação)

7. Buzzão (Android)

Com uma versão para São Paulo e outra para Vitoria, este aplicativo apresenta informações bem completas sobre o transporte público de ônibus em uma interface limpa e objetiva que é fácil de utilizar.

Através do Buzzão os usuários irão visualizar uma tabela com todos os horários de cada linha de ônibus. O aplicativo informa ainda a hora em que cada veículo irá chegar aos pontos de embarque e desembarque.

8. Moobly – Porto Bus (Android)

Voltado especificamente para Porto Alegre, este programa apresenta diversas informações sobre os transportes públicos urbanos da cidade. O Moobly indica as estações de paradas de coletivos e metrôs, pontos de taxis e ciclovias, e até de locais para alugar bicicletas.

O app guarda suas linhas favoritas de ônibus e mostra também aquelas que são as mais rápidas para chegar ao destino desejado. Além disso, ele informa o tempo que cada veículo irá levar para completar o percurso.

Outra utilidade muito interessante do Moobly é o recurso para chamar táxis até a sua localização, calculando o tempo e o valor aproximado desta viagem.

Bus Belo Horizonte e BRS -mob te ajudam a achar ônibus em BH e no Rio (Foto: Arte/Divulgação)Bus Belo Horizonte e BRS mob te ajudam a achar ônibus em BH e no Rio (Foto: Arte/Divulgação)

9. Bus Belo Horizonte (Android) 

De forma bem parecida, ambos os aplicativos exibem informações bastante completas sobre o transporte público de coletivos da cidade de Belo Horizonte, permitindo ainda a marcação das linhas preferidas do usuário.

Por meio um extenso quadro informativo, ambos os apps exibem os horários de partida de cada veículo, o valor da passagem e se os veículos estão adaptados com elevadores para pessoas portadoras de deficiência física.

10. BRS Rio (iOS)

Com este aplicativo, os usuários cariocas e demais visitantes da cidade do Rio poderão identificar melhor e mais rápido os pontos de linhas de ônibus que passaram a utilizar o novo sistema de Corredor Rápido de Ônibus da cidade do Rio de Janeiro (BRS).

Sendo atualizado na medida em que o sistema BRS está sendo implantado, o aplicativo, para dispositivos iOS, mostra também o mapa para descobrir qual ponto de parada fica mais perto do local que você deseja ir. Como os pontos de alguns locais são muito distantes, com o app fica mais fácil ir sempre nos pontos certos para tomar o ônibus.

Fonte: Tech Tudo / Globo.com

Daniel Ribeiro

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/conheca-dez-apps-para-acompanhar-seu-onibus-pelo-smartphone.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s