Robô da Toyota pode dar assistência a pessoas com mobilidade reduzida

A Toyota anunciou a criação de um robô que realiza atividades simples do cotidiano com o objetivo de contribuir para a melhoria e manutenção da qualidade de vida tanto de idosos quanto de portadores de deficiência.

Robô realiza simples tarefas do cotidiano e é controlado por um tablet (Foto: Reprodução/Dvice)Robô realiza simples tarefas do cotidiano e é controlado por um tablet (Foto: Reprodução/Dvice)

O robô, batizado de HSR (do inglês Human Support Robot), tem a capacidade de realizar pequenas tarefas que podem ser complicadas para pessoas que apresentam mobilidade reduzida. A máquina consegue pegar objetos no chão e em cima de prateleiras e abrir cortinas, por exemplo.

O robô pode ser controlado a partir de um tablet. Dessa maneira, idosos e portadores de deficiência podem adquirir maior autonomia para realizar tarefas do cotidiano e, que muitas vezes, podem ser difíceis sem o auxílio de terceiros.

Mas não é apenas para tarefas doméstica que o robô poderá ser utilizado. Já está em estudo a possibilidade de desenvolver no HSR novas habilidades para uso hospitalar com o objetivo de tranformá-lo em um auxiliar de enfermagem, por exemplo.

Você pode conferir o HSR em ação no vídeo abaixo:

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/11/robo-da-toyota-pode-dar-assistencia-pessoas-com-mobilidade-reduzida.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s