MEC promete divulgar o gabarito oficial do Enem 2012 até quarta-feira

Recursos que forem apresentados contra questões poderão ser analisados.
Resultado individual do Enem será disponibilizado em 28 de dezembro.

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio até quarta-feira (7), de acordo com o Ministério da Educação. As respostas às questões das provas de sábado (3), sobre ciências humanas e ciências da natureza, e de domingo (4), sobre linguagens e matemática, estarão disponíveis nos sites do Inep e do MEC. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais a partir de 28 de dezembro. O Enem 2012 registrou uma abstenção de 27,9% dos candidatos inscritos.

Os candidatos poderão conferir o número de questões que acertaram, mas a pontuação que vão obter vai depender ainda de uma série de fatores, com o padrão de respostas que estabeleceram na prova de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é usada no Enem. A prova de redação vai passar por pelo menos dois corretores. Se houver uma diferença de pontuação superior a 200 pontos, um terceiro corretor vai avaliar a prova.

Questões polêmicas
Algumas questões apresentadas nas provas do Enem foram contestadas por cursinhos pré-vestibulares por problemas no enunciado ou possibilidade de ter duas respostas corretas de acordo com a interpretação do candidato.

O cursinho Objetivo, de São Paulo, diz que a questão de ciências humanas que apresentava um mosaico com elementos da política dos romanos é confusa, dá margem para interpretação a duas respostas, e deveria ser anulada. O cursinho também vê problemas em duas perguntas da prova de ciências da natureza, uma sobre evolução das plantas e outra sobre a massa de legumes. O Etapa também contesta esta questão.

Na prova de matemática, o professor do Objetivo, Carlos Seno, viu problemas na questão sobre quantas viagens um maquinista precisa fazer para ganhar o máximo de dinheiro possível. “Ela pode ser interpretada de duas formas, gerando duas respostas diferentes”, afirma. Já o cursinho Anglo diz que a questão que apresenta uma pirâmide não apresenta uma resposta possível entre as soluções apresentadas.

O Ministério da Educação diz que se houver apresentação de recursos contra alguma questão o caso será analisado.

Imagens do Enem 2012 (Foto: G1)

Redação surpreendeu
O tema da redação surpreendeu muitos estudantes que fizeram o Enem. O tema proposto foi “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21”. No Twitter, o tema foi motivo de piada entre alguns internautas. “Aprendi no Enem que imigração de haitianos para o Acre é mais importante que a Rio+20”, escreveu um internauta, que esperava algo relacionado à conferência do clima.

Em São Paulo, Douglas Farias, de 21 anos, disse ter gostado do tema. Segundo ele, o próprio enunciado já trazia uma boa quantidade de informações sobre o tema, como a vinda de haitianos para o Acre e a presença de bolivianos no Brasil. Ele afirma que a presença de imigrantes bolivianos e paraguaios, por exemplo, é perceptível para quem vive em São Paulo, onde há forte presença dessas colônias.

“O tema surpreendeu. Mas é algo com que as pessoas têm contato na escola e no dia a dia. Pensei que poderia ter sido pior”, afirma. Em seu texto ele argumentou que a presença dos imigrantes é importante para a economia do país e que barreiras devem ser evitadas.

O estudante Edson Farias, de 29 anos, disse que esperava um tema ligado ao meio ambiente. “Estudei bastante sobre desmatamento e não caiu nada disso”, diz. Em Belo Horizonte, o auxiliar administrativo Guilherme Gonçalves, de 20 anos, que tenta passar em um curso de Administração, também achou o tema “mais complicado” que em outros anos. Já o taxista Everton Assis, de 26 anos, afirmou: “Eu treinava redação cinco vezes por dia e levava para a professora de português corrigir. Leio jornal todos os dias, acho que fui bem”.

 

Prova de ciências humanas trouxe questão sobre o
Capitão América (Foto: Reprodução)

Capitão América e Mutantes
A edição 2012 do Enem trouxe ainda muitos elementos comuns à cultura pop, como uma questão sobre a figura do Capitão América no contexto histórico, letra de música da Blitz, Wilson Simonal e Mutantes, além de uma questão de matemática sobre o jogo de paciência, muito praticado por quem passa horas no computador.

Outro fato marcante do Enem foi a eliminação de candidatos que tiraram fotos de dentro das salas de prova para mostrar os cartões de respostas e postaram as imagens na internet. No total, 65 candidatos foram eliminados por esta prática.

 

Prova de ciências humanas trouxe questão sobre o
Capitão América (Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Aloisio Mercadante chamou de “irresponsável” a atitude de candidatos que tiraram fotos das provas e das salas de aplicação do exame, e postaram na internet. Segundo o Inep, pelo menos 65 pessoas foram desclassificadas depois de publicar fotos em redes sociais entre sábado e domingo.

Para o ministro, esses candidatos agiram como “pichadores eletrônicos, que querem deixar impressa a sua ousadia.” O edital do Enem determinava que aparelhos eletrônicos deveriam ser desligados, e colocados dentro de um porta-objetos distribuído no local, antes do recebimento das provas.

Fonte: G1.globo.com – http://g1.globo.com/educacao/enem/2012/noticia/2012/11/mec-promete-divulgar-o-gabarito-oficial-do-enem-2012-ate-quarta-feira.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s