Conceito de turbina eólica poderá coletar mil litros de água do ar

Um novo conceito de turbina eólica, criado pela companhia Eole Water, pode se tornar uma revolução tecnológica, graças a capacidade de coletar água do ar. A turbina, que está em fase de testes no deserto de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, poderá acumular até mil litros de água por dia dos desertos.

turbineTurbina eólica (Foto: Reprodução)

Funciona da seguinte maneira: a turbina eólica alimenta todo o sistema. O ar entra pelas aberturas do cone frontal da turbina e, em seguida, é aquecido por um gerador de vapor. O vapor passa por um compressor de refrigeração, que cria umidade, que então é condensada e coletada. Depois, a água produzida é enviada através de tubos para tanques de armazenamento de aço inoxidável, onde é filtrada e purificada.

turbine1
Turbina eólica (Foto: Reprodução)

O protótipo está em funcionamento desde outubro de 2011, no deserto de Abu Dhabi, e tem a capacidade de produzir 500 a 800 litros de água limpa por dia. No entanto, a companhia diz que é possível aumentar o rendimento e chegar a até mil litros diários.

Trata-se de um processo relativamente simples e que realmente funciona para regiões que contam com a escassez de água, como nos desertos. Ainda há uma variedade grande de designs a serem estudados. Até o momento, a Eole Water já conseguiu 12 parceiros industriais para construir as turbinas.

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/04/conceito-de-turbina-eolica-podera-coletar-mil-litros-de-agua-do-ar.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s