Trabalho 2.0: empresas inovam na maneira de contratar e treinar funcionários

Para atrair e fidelizar profissionais, elas oferecem plano de carreira, benefícios como academia e até poltrona para cochilo depois do almoço

Os processos de recrutamento e seleçãoinvadiram as redes sociais e muitas empresas apostam até na criação de sites de relacionamento próprios, para encontrar talentos.Contratar e reter funcionários hoje são grandes desafios do mundo corporativo. As companhias precisam ser criativas e devem investir, não só na formação técnica, mas também no comportamento dos profissionais.

Sem plano de carreira ou expectativa de crescimento, muitos colaboradores deixam as companhias em busca de uma oportunidade melhor. E aí fica para o RH criar novas formas de atrair e reter gente. Valem até tentativas desesperadas como carro de som e anúncio em rádios comunitárias.

Em uma indústria farmacêutica, a ferramenta utilizada para atrair funcionários é oferecer poltrona de cochilo pós-almoço, serviço de manicure, podólogo e academia.

Perder talentos custa caro para as companhias. Por isso, além das inovações para a retenção de profissionais, elas também apostam em formas criativas de fidelizar seus colaboradores. Já que a Geração Y troca muito de emprego e tem pressa pelo crescimento rápido, uma das estratégias é promover os mais jovens, mesmo que não estejam prontos para o cargo.

As atitudes pesam tanto quanto as habilidades pessoais para a profissão. Até o teatro já invadiu os escritórios para melhorar a integração e relação de confiança. Afinal, um bom trabalho não envolve apenas as tarefas de uma única pessoa, mas de um grupo.

Por Livia Fonseca Nunes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s