Robô em forma de guepardo consegue alcançar 29 km/h

A Boston Dynamics, em parceria com a Darpa (Agência de Pesquisa Avançada de Projetos de Defesa), apresentou um novo robô capaz de alcançar correndo impressionantes 29 km/h. Trata-se do Cheetah, cujo nome em português quer dizer “guepardo”.

127157980-05145138
Cheetah (Foto: Divulgação)

Sem cabeça e com quatro “patas”, o Cheetah corre em uma esteira de laboratório, onde é impulsionado por uma bomba hidráulica. O ritmo dos passos e a velocidade da corrida aumentam quando o robô flexiona e estica as costas, tal como um guepardo faz durante uma arrancada.

article-2110982-120D924E000005DC-926_634x356
Cheetah (Foto: Divulgação)

Para não cair e se manter no centro da esteira, o autômato usa um dispositivo específico. De acordo com a Boston Dynamics, o teste de um protótipo de corrida ao ar livre está previsto ainda para este ano.

A intenção da empresa de engenharia, com a criação do Cheetah, é desenvolver robôs de combate capazes de escapar de seres humanos a pé. Segundo a Dynamics, outros animais robóticos também estão sendo desenvolvidos para aplicações militares e fins humanitários, como em resgates de emergência, por exemplo.

O Cheetah ultrapassou o recorde de velocidade estabelecido por um robô terrestre, que era de 21 km/h. O detentor do último título de robô mais veloz do mundo foi o Planar Biped, desenvolvido por uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1989.

Veja o robô em ação no vídeo abaixo:

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/03/robo-em-forma-de-de-guepardo-consegue-alcancar-29-kmh.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s