Projeto Integrador da Faculdade Eniac ajuda aluna de Comunicação a entrar no mercado de trabalho

Vivian Cristina Paiva da Silva aluna de comunicação social

Em sua primeira graduação superior, Vivian Cristina Paiva da Silva, 24 anos, já trabalha em uma das empresas de maior destaque no setor de soluções em informática do país. A vaga de assistente de vendas na TOTVS veio de forma inusitada: ao final do segundo semestre do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade Eniac, ela e seu grupo resolveram usar a companhia como objeto de estudo em seu Projeto Integrador, trabalho que os estudantes apresentam semestralmente como forma de avaliação. Abaixo, ela descreve como aconteceu seu contato com o mercado de trabalho, e qual a influência do Eniac no início de sua carreira.

– Onde você trabalha hoje?
Vivian: Trabalho na TOTVS filial Guarulhos

– Qual a relação da empresa com o seu Projeto Integrador?

Vivian: No semestre passado, estudamos sobre Marketing de Serviços e dentro desse contexto, tínhamos que escolher uma empresa de serviços e analisar todos os seus aspectos nessa categoria da disciplina, relativa ao atendimento. Nossa pesquisa foi na área dos famosos 8 P’s (passos que uma empresa deve seguir para obter sucesso no Marketing de Vendas). Nosso objetivo era analisar a estratégia de uma grande empresa e propor melhorias. Após as orientações, o grupo resolveu escolher a TOTVS como objeto do trabalho.

– E como foi o contato com a empresa escolhida?

Vivian: Marcamos uma entrevista com o contato da TOTVS da filial de Guarulhos. A função de entrevistar ficou comigo. No meio da conversa, enquanto tirava as dúvidas para o Projeto Integrador, a responsável do RH com quem estava conversando me informou sobre uma vaga que havia na área comercial e perguntou se eu tinha interesse em participar do processo seletivo. A proposta dela surgiu da conversa, ao perceber que eu tinha experiência na área. Em busca de novas oportunidades, aceitei. Durante a entrevista de emprego propriamente dita, ela continuou interessada no Projeto Integrador e nos pontos de melhoria que o grupo encontrou na estratégia de marketing da empresa. Assim, de uma entrevista acadêmica passei para uma entrevista de emprego.

– Como você descreveria o papel do Eniac, seja na figura do seu orientador, seja através do que você viu em sala, para este contato com o empregador?

Vivian: Foi super importante, principalmente na fase de planejamento do Projeto, que a princípio seria um “simples” trabalho de faculdade. Além disso, os professores, através de sua vivência profissional, puderam passar uma boa ideia da realidade do mercado de trabalho, de modo que não houve aquele “choque” quando conversei com uma profissional da área. O fato de o Projeto Integrador permitir o trabalho em grupo também foi ótimo. Durante o curso em si, essa integração real que tivemos com as empresas foi uma boa oportunidade para desenvolver o lado prático da carreira, adaptando minha visão para o mundo empreendedor.

– O que você destacaria para quem está entrando agora na faculdade?

Vivian: Que desde o começo do curso, principalmente nos módulos de empreendedorismo, é importante focar no objetivo profissional. Veja bem: o aluno tem que querer. Os professores têm um papel muito importante, mas se o estudante levar a faculdade de qualquer jeito, corre o risco de tornar-se um profissional medíocre. As empresas estão interessadas no potencial que o funcionário tem a desenvolver, e com iniciativas válidas da faculdade e do aluno, esse potencial tem tudo para ganhar o mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s