YouTube comemora 7 anos como maior portal de vídeos da Internet

O YouTube chega ao sétimo ano como a maior biblioteca de vídeos do mundo com mais de três bilhões de vizualizações por dia. Esse título não é em vão, a cada minuto são enviados 48 horas de vídeo para os bancos de dados do site. Números impressionantes até mesmo para o o Google, que em 2006 comprou o site por US$ 1,65 bilhões.

youtube-aniversario-7-anos-01-20120214 (Foto: youtube-aniversario-7-anos-01-20120214)
YouTube completa sete anos como o maior portal de vídeos da Internet (Foto: Divulgação)

Muita coisa mudou desde o primeiro vídeo postado no site, que mostra um dos fundadores do site, Jawed Karim, no zoológico de San Diego.

Youtube foi fundado pelo trio Jawed Karim, Chad Hurley e Steve Chen. De acordo com o maior portal de vídeos da Internet, um ano após a fundação, mais de 65 mil vídeos eram enviados ao site todos os dias. No mesmo período um dos principais concorrentes, o site Dailymotion, recebia apenas nove mil vídeos diariamente.

As estrelas dos vídeos

Em sete anos de história, o YouTube possui destaques que se tornaram ícones da Internet. Uma das primeiras estrelas foi criada pela Nike em uma sutil ação de branding. O vídeo com o jogador brasileiro Ronaldinho, na época estrela do Barcelona, mostra o atleta chutando a bola no travessão do gol, durante uma sessão de treino do time. A brincadeira rendeu a produção o título de primeiro vídeo a atingir a marca de um milhão de telespectadores.

Já o clipe “Baby”, do cantor teen Justin Bieber, em parceria com Ludacris, é o vídeo mais visto no portal com quase 705 milhões de visitas em apenas dois anos.

Quase o dobro do segundo colocado, a cantora Lady Gaga que possui quase 450 milhões de telespectadores com o clipe “Bad Romance”.

No entanto, não é só celebridades que concentram o maior número de vizualizações no YouTube. Grande parte dos vídeos, que geraram processos ao site, são feitos pelos usuários comuns.

Pessoas como o caso do cineasta uruguaio Federico Alvarez que, após ter o seu curta “Ataque de Panico” visto pelo diretor Sam Raimi no YouTube, saiu do anonimato para dirigir um filme de US$ 30 milhões.

O futuro da televisão online

Com três bilhões de vídeos vistos por dia, 800 milhões de usuários únicos e mais de 2.000 parceiros de conteúdo, incluindo emissoras de TV, estúdios de cinema e gravadoras importantes, o YouTube poderá ditar o futuro do conteúdo em vídeo.

Só no Brasil, segundo o Ibope Nielsen Online, o tempo gasto por usuários brasileiros em redes sociais foi, em média, de 7 horas e 14 minutos em 2011. Misture este número ao crescimento da banda larga no país e temos um mercado promissor para o site, só em terras tupiniquins.

Exemplo disso, é que no Carnaval deste ano os shows do rapper Pitbull em Salvador serão transmitidos ao vivo por um hotsite do YouTube. Quem sabe daqui há alguns anos, serão transmitidos ao vivo, pelo site, os desfiles da Sapucaí?

Fonte: Tech Tudohttp://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/youtube-comemora-7-anos-como-maior-portal-de-videos-da-internet.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s