Coordenadora do curso de gestão ambiental da Faculdade Eniac fala sobre os riscos de contaminação das caixas de papelão

Diversos supermercados oferecem caixas de papelão aos clientes como alternativa às sacolinhas plásticas na hora de embalaras compras. No entanto, o perigo pode estar invisível aos olhos.

Caixas de papelão usadas como embalagem de produtos de limpeza, sabão em pó, detergentes e até de perecíveis armazenam as compras. Muitas vezes, antes de serem colocadas nas lojas, as caixas ficam amontoadas em depósitos, expostas a insetos ou algum outro tipo de contaminação. “Os supermercados são obrigados a oferecer uma opção gratuita aos seus clientes na hora de transportar suas compras. No entanto, as caixas de papelão não são as mais indicadas e nem as mais higiênicas”, disse a coordenadora do curso de gestão ambiental da faculdade Eniac, Vânia Haddad.

A coordenadora alerta os supermercados que a opção gratuita à exclusão das sacolinhas pode acabar saindo caro aos estabelecimentos. “É uma forma precária de opção. Caso aconteça alguma contaminação de alimentos por causa de substâncias que possam estar contidas nas caixas, os supermercados podem ser responsabilizados judicialmente. Quem cede, é o responsável”, explicou.

Como alternativa, a especialista indicou os pacotes de papel como boa opção aos consumidores e também ao meio ambiente. “Os pacotes de papel, assim como vimos nos estabelecimentos americanos, seria uma boa opção aos supermercados, já que eles são obrigados a disponibilizar um meio para que os clientes embalem as compras. É higiênico e menos poluente que as sacolas plásticas”, concluiu.

Fonte: Guarulhos Webhttp://www.guarulhosweb.com.br/noticia.php?nr=45556

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s