Universidade de Harvard cria legião de robôs que funciona de forma coletiva

Exército de Kilobots . (Foto: Divulgação)
Exército de Kilobots . (Foto: Divulgação)

Alunos de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard apresentaram um projeto em que um grupo de robôs autônomos trabalha de forma coletiva. Eles podem se movimentar em sincronia para um lado específico e realizar formações.

Os carismáticos Kilobots possuem três pequenas pernas de metal e um corpo que se sustenta em cima de um chip. Eles funcionam por meio de sinais coloridos, vindos diretamente de um programa de computador, sem a necessidade de intervenção humana.

Os robôs fazem parte de uma nova tecnologia licenciada pela fabricante suíça K-team Corporation, para a criação de algoritmos avançados aplicados a microrrobôs. Os Kilobots podem ser úteis para encontrar sobreviventes em escombros ou até mesmo realizar varreduras em um campo hostil, no caso de uso militar.

Os Kilobots são uma criação do grupo liderado pelo professor de ciência da computação Radhika Nagpal, que conta com diversos especialistas em robótica e engenharia. No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre os pequenos robôs e ver como eles funcionam.

Fonte: TechTudohttp://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2011/11/universidade-de-harvard-cria-legiao-de-robos-que-funciona-de-forma-coletiva.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s