Como tornar-se um escritor

Ver a lombada de seu livro na estante não é um sonho impossível; editoras de Sorocaba e região contribuem para essa realização
Isabel escreve desde a adolescência. Atualmente, publica seus textos no site Recanto das Letras. Quem quiser saber sobre os livros da autora e ler poesias basta visitar o endereço: www.bryzza.recantodasletras.com.br.

Fernanda Ikedo
Agência BOM DIA

Pequenas editoras estão contribuindo para que escritores de primeira viagem vejam suas obras nas prateleiras das livrarias e bibliotecas.

A funcionária pública aposentada Isabel Nunes dos Santos, 58 anos, está entre estas pessoas que ansiavam por ver seus textos publicados, até que com o incentivo de amigos e familiares, pesquisou editoras e encontrou na internet uma que estava ao alcance de seu bolso. “Pesquisando na internet encontrei a Crearte Editora, de Sorocaba e acompanhei todo o trabalho, desde a edição, a capa, até a publicação”, afirma.

Isabel ressalta que seu gosto pela literatura começou bem cedo. Quando adolescente já escrevia poesias e em julho do ano passado lançou dois livros numa tacada só. O primeiro chama-se “Frações de Verdades”, um livro de bolso com uma coletânea de frases, com 40 páginas e o segundo é o romance de 288 páginas “As dores do amor doentio, no qual trata da trajetória da personagem Cristalina e de suas descobertas e decepções amorosas, até tomar conhecimento sobre a doença.

Nesse ramo há 10 anos, o proprietário da editora Ottoni, sediada em Itu, Myton Ottoni, afirma que o perfil de autores é de maioria profissional liberal, principalmente médicos.

A partir de 100 exemplares é possível publicar uma obra.”A maioria já traz o escrito com a revisão feita, se bem que nós temos revisão própria quando necessário e é cobrado à parte”, diz Mylton. A responsabilidade do autor, além da escrita do texto, inclui a revisão do protótipo, uma vez que o livro não é impresso sem a aprovação do autor.

“O estilo mais comum, pouco mais que outros é o de literatura, vindo a seguir livro reportagem e também os livros de história local e genealogia, ficando a poesia por último”, explica.

Com dois anos de existência a Eduniso (Editora da Universidade de Sorocaba) além de publicar livros com tiragem mínima de 500 exemplares, em off-set, também recebe pedidos de impressão sob demanda. O diretor editorial Osvando Morais destaca que quanto maior a tiragem, menor o custo unitário do livro.

O texto é enviado para o conselho editorial da Eduniso para ser avaliado e para se ter um estudo da viabilidade financeira. De dois a três meses é dado o parecer ao autor sobre a possível publicação. “Contamos com parcerias com outras editoras, como a Fapesp (Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo). No caso do material do autor for aprovado não tem custo nenhum para ele”, afirma.

Para ele, assim como demais editores, apesar do livro eletrônico estar no horizonte do mercado editorial, o livro impresso conserva sua beleza. “Olhar para a estante e se deparar com a lombada de seu livro é algo mágico.”

Pela internet/A Câmara Brasileira de Jovens Escritores fica no Rio de Janeiro, mas pelo seu endereço na internet (http://www.camarabrasileira.com/) pode-se colher orçamento para publicação de livro em pequenas tiragens. Podem ser livros de poesias, romances, apostilas, monografias, livros didáticos etc. Cada exemplar, de até 50 páginas, por exemplo sai a R$ 8,20. Tudo pode ser feito pela internet e por correios.

Publique seu livro:

Em Sorocaba
Crearte Editora: (15) 3227-7065 www.crearte.com.br
Editora da Uniso: (15) 2101-7104 e-mail: osvando.morais@prof.uniso.br

Em Itu
Ottoni Editora: (11) 4022-5309 www.ottonieditora.com.br

Na internet
(21) 3186-7547 cbje@globo.com

fonte:Rede Bom diahttp://web-srv04.redebomdia.com.br/Noticias/Viva/48245/Pequenas+editoras+estao+investindo+em+escritores+de+primeira+viagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s