Papo de Profissional – Relações Públicas

A faculdade é um meio entre o mercado e o futuro profissional. Entenda porque.

O Professor Mario Sergio Augusto Garcia, da Faculdade ENIAC, esclarece o papel da facul na formação do profissional e fala sobre o dinamismo do profissional de RP.

Ligado na Facul – Qual é o papel do profissional de Relações Públicas dentro de uma empresa?

Professor Mario Sergio Augusto – O RP dentro de uma empresa tem, dentre várias funções, estabelecer junto com a direção dela as políticas a serem adotadas visando manter presente e evidente a missão, valores, visão. Todo trabalho deverá girar em torno dessa órbita, com isso as características positivas da empresa devem estar ressaltadas e as negativas corrigidas. Assim, ganha a empresa com a valorização de sua marca, e ganham todos os seus públicos.

LNF – O perfil do profissional de Relações Públicas está mudando?

Professor – A profissão de RP é altamente dinâmica, dessa forma não só ela mas o profissional que a exerce precisam estar antenados em tudo o que acontece no mundo das corporações. A administração hoje não é igual à de 10 anos atrás, o marketing também não é o mesmo, a comunicação ganhou novos meios que há bem pouco tempo ninguém imaginava. Portanto, a profissão e o profissional não mudaram, mas tiveram e têm que se contemporanizar, andar para frente sempre.

LNF – Como a faculdade deve ajudar o aluno a entrar no mercado de trabalho? Convênios com empresas são importantes?

Professor – A faculdade é um meio entre o mercado e o futuro profissional. Assim, ela tem não só o papel de formar esse novo profissional, mas de orientá-lo, encaminhá-lo para esse mercado através de parcerias com empresas e o setor público, propiciar estágios e contatos com profissionais. Mostrar ao futuro profissional o quanto é importante ele, desde o momento que entra na faculdade, formar sua network.

LNF – Qual infraestrutura uma boa faculdade deve oferecer aos alunos do curso de Relações Públicas?

Professor – Uma boa faculdade se faz com pessoas competentes e qualificadas e com tecnologia. Professores se enquadram nesse aspecto, laboratórios no segundo. Mas é importante, também, manter uma boa infraestrutura administrativa competente e eficiente. Isso viabiliza o que foi dito na questão anterior. Por fim, ter como norte que seu papel é de extrema responsabilidade ao formar futuros profissionais que também devem ser responsáveis. A isso podemos chamar de ética.

LNF – Qual é o melhor caminho para o aluno se manter atualizado nesta área?

Professor – O melhor caminho é o aluno ser antes de tudo curioso e interessado. Isso o torna capaz de ler e pesquisar muito e tudo o que envolve o mundo das relações públicas. É preciso estar atento a tudo, ler muito e acompanhar tudo o que acontece no mundo. Hoje a internet cumpre boa parte desse papel, mas sabemos que nem tudo que está nela é confiável, daí o interesse e a curiosidade acima referidas.

Por Lia Settim

fonte:Ligado na facul – http://ligadonafacul.com.br/papodeprofissional/680-relacoes_publicas.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s